A nova versão do sistema operacional da Apple promete ser um abalo nas fundações de tudo o que se conhece a respeito da maça.
Já era esperado. No dia 20 de outubro de 2010, exatamente às 16h25 (horário de Brasília), Steve Jobs balançou novamente as estruturas do mercado de informática com o lançamento do novo MacBook Air.
O laptop mais fino visto até hoje, com armazenamento em memória flash e autonomia de bateria de 30 dias em stand-by. Aliado à este lançamento, uma nova versão que promete deixar o Leopardo da neve (Snow Leopard) para trás: o Mac OS X Lion - o topo da cadeia alimentar de felinos utilizados em sistemas operacionais.
A conferência da Apple também mostrou novidades no sistema de vendas de softwares para Mac OS, com a apresentação de uma App Store específica para o sistema (contrariando boatos de que isso jamais existiria).O novo sistema de gerenciamento completo, chamado de Mission Control, unifica o Exposé, o Dashboard, o Spaces e os aplicativos em tela cheia em um único painel, controlado por cliques e gestos simples em um Magic Trackpad. E o pacote de aplicativos iLife vem renovado, cheio de vida e novidades como produção automatizada de trailers para filmes já editados no sistema, efeitos sonoros aplicados em tempo real, "acerto" de rítmo automático no Garage Band e integração total com o Facebook, com produção de álbuns e slideshows tão belos quanto você puder imaginar.
Rumores e mais rumores antes do lançamento
Os boatos falam de interfaces sensíveis ao toque, ou um sistema operacional fechado (como o iOS utilizado em iPhones, iPod Touchs e iPads), no qual os aplicativos ficariam disponíveis em uma loja de aplicativos para Mac OS X e seriam avaliados pela Apple antes de serem divulgados ao público. Verdade seja dita, nenhum dos rumores que circulam a internet tem fundamento, já que nenhuma fonte interna da Apple confirmou os boatos.Aliás, um boato foi desmentido: não se trata de um sistema operacional fechado, já que o próprio Steve Jobs respondeu a um email de um desenvolvedor perguntando se “irá existir uma App Store para Mac OS X” com um conciso “Não”. (Atualizado: aparentemente ou Steve Jobs mentiu para o desenvolvedor, ou o email apresentado por ele era falso. Haverá sim uma App Store para Mac OS).
0 comentários:
Postar um comentário